sexta-feira, 21 de junho de 2013

Identificar Shiloh - A alma secreta do Mashiah


Comentário para Parashat Vayehi
Por Rabbi Ariel Bar Tzadok

"O pessoal não se apartará de Yehuda, nem o cetro de entre seus pés, até que venha Siló,
ea obediência do povo ser dele. " (Bereshit 49,10)
Neste parasha, Ya'aqov Avinu abençoa seus filhos antes de sua morte. No que diz respeito
para Yehuda, Ya'aqov faz referência a "Shiloh". Contudo, nenhuma explicação é dada como
para que Shiloh é. De acordo com Onkelos, Midrash Rabá e Rashi, o nome
Shiloh é uma referência para o futuro Melekh hamashiah.
A crença na Mashiah e aguardando a sua vinda é um dos Treze Princípios da
A fé judaica. É uma crença central da Torá. No entanto, o estudo sobre a vinda de
Mashiah, como isso deve ocorrer e que isso é para dizer para a humanidade não é
generalizada.
Rambam escreve sobre a vinda do Mashiah no seu Melakhim Hilkhot. No entanto, ele
enfatiza que não há o que ele escreve são suas próprias opiniões e não necessariamente
a única forma de entender o assunto. Por outro lado, a literatura mística
do santo Mekubalim é rico com material sobre o tema do Mashiah, quem ele é,
por isso que ele é eo que ele está a realizar. Este material é no entanto raramente feito
disponível para pessoas de fora das escolas Mekubalim, tanto mais disponíveis em uma
outra língua que não o hebraico. Embora este tópico justamente merece ser coberto em
profundidade em um livro próprio, é suficiente por enquanto apenas para roçar a superfície e aprender
Mashiah que realmente é eo que podemos fazer para ajudar a acelerar a sua vinda.
Quanto ao nome "Shiloh", as notas HaTurim Baal que seu Gematria
(Valor numérico das letras) é o mesmo que o nome do Moses. Enquanto o
Baal HaTurim não elaborar sobre isso, o mestre Mekubal rabino Haim Vital
faz, em sua Sha'ar HaPesukim (Vayehi 20B). Houve sempre uma
interessante relação mística entre Moisés eo Mashiah. Um deles era o nosso
primeiro redentor ea outra será a última. A questão é se este
relação vai mais longe. Moshe Rabbeynu e Mashiah, qual é o seu
relacionamento? O rabino Haim nos dizer: Copyright © 2001 por Ariel Bar Tzadok. Todos os direitos reservados.
2
"Ele já foi referida no Zohar (1,25 B), Ra'aya Mehemna (Pinhas
246B), e o Tikunim (21,52 B) com [o nome] Shiloh é numericamente igual
[O nome] Moshe, pois é ele que está Mashiah Ben David. ... Agora, relativamente
Mashiah Ben David, está escrito: "Eis o meu servo será iluminado, ele
será exaltado e elevado, e ser elevado imensamente "(Yishaya 52, 13). [Ele
será] "exaltado" mais de Avraham, "exaltado" mais de Yitzhak, "elevado"
mais de Ya'aqov e "imensamente" mais de Moshe.
Esta é a explicação, Mashiah Ben David irá merecer o Neshamah do
Neshamah, que nem mesmo Moshe mereceu receber. Temos, assim, descobrir que o
primeiro pastor, Moshe, ele próprio será o pastor final, assim como nossos sábios
já referido no Midrash. Portanto, "Shiloh", que é o Mashiah e
Moshe, somam um valor numérico igual. Porque eles são um, [o único
diferença] é que o Mashiah é o Neshamá do Neshamá de Moshe ".
Aparentemente, o rabino Haim está nos dizendo que o próprio Moshe Rabbeynu está por vir
de novo e ser o Mashiah. Embora isto seja verdade, é ao mesmo tempo não é exactamente
verdade. O rabino Haim afirma claramente que Mashiah será o Neshamah do
Neshamah de Moshe Rabbeynu, que é um nível de alma que Moshe não
adquirir quando viveu aqui na terra. No entanto, o rabino Haim não menciona a nós
aqui que este Neshamá do Neshamá de Moshe Rabbeynu já
encarnado na Terra e nós sabíamos esta alma por um nome diferente de Moshe
Rabbeynu.
Este é um mistério intrigante, a maior alma de Moshe Rabbeynu, que não é nada
diferente do Mashiah se já encarnou na Terra? Quem? Quando? Em
Para entender isso, devemos primeiro saber mais sobre este Neshamah do
Neshamah de Moshe Rabbeynu e que relação Moshe teve com este sublime
aspecto de sua própria alma. Isso vai exigir de nós a mergulhar em algumas das mais profundas
segredos da Torá.
Em Êxodo 3:2, que afirma: "E o anjo do Senhor lhe apareceu em uma chama de
fogo de dentro do mato. "Esta é a famosa história da sarça ardente, mas
notar que ele é especificamente o "anjo do Senhor" que aparece a Moshe, e
não HaShem si mesmo. O Ben Uziel Targum mesmo identifica este anjo por nome,
e traduz a seção início deste verso como ", e Zag ..., (desculpe, não
nomes de anjo permitidos na tradução) que o anjo de D'us foi revelado a ele. "O
Perush Yonatan identifica este anjo e chama o professor de Moshe Rabbeynu
(Rabo, ou seja, o seu rabino). Este anjo é também conhecido como o Príncipe da Torá.
O que devemos fazer agora é aprender mais sobre este anjo Zag ... e sua
relação com Moshe Rabbeynu e à Torá. Copyright © 2001 por Ariel Bar Tzadok. Todos os direitos reservados.
3
O Gaon de Vilna revela um profundo segredo em seu comentário ao Sefer
Yetzirah (1:1, ofan 3, 3a) que lança uma grande visão sobre a relação entre a
homem e sua alma Neshamah. "A alma Neshamah é a mente [um homem] que
ensina-lhe conhecimento. É mazal de um homem (guiando destino) e seu anjo
(Professor espiritual), como é conhecido. [A alma Neshamah] existe no céu e [apenas]
faíscas [dele] descer a um homem para guiá-lo e esclarecê-lo. "
O Gaon está nos dizendo que o professor angelical de alguém, magid e guia não é outro
que é uma alma superior. Quanto a Moshe Rabbeynu, a sua alma era Neshamah
na verdade, o Neshamah de seu Neshamah. Zag ..., o professor angelical que ensinou
Moshe Rabbeynu Torah no céu não era outro senão o próprio Neshamah Moshe
da sua Neshamá. Em outras palavras, o anjo que ensinou Moshe Rabbeynu foi
ninguém menos do que o seu Eu Superior, que não é outro senão Mashiah.
Aparentemente, portanto, Melekh hamashiah é um anjo. No entanto, que tipo de homem é
um anjo? Os anjos, por definição, estão em um nível inferior ao neshamot dos homens.
Portanto, para este "anjo" ser um "anjo" e, ao mesmo tempo, ser Moshe
Neshamah de Neshamah de Rabbeynu, ele deve ser um ser sublime muito especial.
Na verdade, este Zag ..., Príncipe da Torá, não é outro senão o Sar HaPanim (o
anjo da Presença de G-d), Hanokh - se MemTet. Enoch como é bem conhecido
ascendido ao céu vivo (Gn 5:24) e foi transformado no anjo
MemTet. MemTet é o principal arcanjo cujo nome é o mesmo que o seu
Mestrado e como o Senhor também tem setenta nomes, um dos quais é Zag ...
Rabi Haim Vital confirma isso para nós em seu Likutei Torah (Vilna 19a), onde ele
afirma claramente que: "Enoch estava em um nível mais elevado do que Moshe pois ele era seu
professor. Ele era o anjo Zag ... para ele alcançou o Hayah (a alma Hokhma)
e Moshe o Neshamah (a alma Binah), mas Mashiah será alcançado o Yehida
(A alma Keter). "
Zag ... era professor de Moshe Rabbeynu no Céu, assim, o professor de Moshe era
ninguém menos que Enoch-MemTet. Enoch-MemTet está relacionado com o de Neshamá
o Neshamah de Moshe Rabbeynu em que ele é mais um degrau na escada da
almas. No entanto, Mashiah ainda é um passo maior. Moshe Rabbeynu, Hanokh e
Mashiah, portanto, compartilham um vínculo único. Estes três indivíduos compartilham o mesmo
alma, cada um em seu próprio nível. Isto não é uma ocorrência única, para Avraham
Yitzhak e Ya'aqov também compartilhavam a mesma alma, cada um em seu próprio nível.
É preciso entender algo aqui sobre as relações de almas. Todas as almas
de Israel estão interligados e numa forma sentido um grande super-alma. Este foi
a natureza da alma de Adão antes da queda. De acordo com um ensinamento secreto
gravar em Sefer Emek HaMelekh, certas almas deixou Adão antes da queda e
assim, não desceu com os outros. Estas foram as almas que emanavam Direitos de autor © 2001 por Ariel Bar Tzadok. Todos os direitos reservados.
4
três sefirot celestial Binah, Hokhma e Keter. Estas almas coletivamente
ficou conhecido como MemTet. Os três sefirot de Binah, Hokhma e Keter são
para sempre unidos. Portanto, Moshe Rabbeynu, Hanokh e Mashiah são todos
mesma alma. Cada um deles em conjunto, por conseguinte, é Zag ..., MemTet e Melekh
Hamashiah. No entanto, o mais alto dos três, a alma do Mashiah, é a Keter
(Coroa). Ele é chamado a alma fonte de Adão e de Israel. Confesso que na minha
brevidade que revelaram uma polegada e escondeu uma milha. Isto é necessário para
agora.
Regras mais MemTet universo inteiro do G-d, não só aqui no planeta Terra. Assim
quando Melekh hamashiah vem, ele será MemTet encarnado. Como tal, ele vai
servir como G-d 'regente sobre o universo inteiro, e não apenas o rei aqui na terra.
Mashiah será a HaShem que Yosef foi a Faraó no Egito. Assim, vemos
que o papel ea autoridade do Mashiah não se limita a este mundo. Muito
mais é revelado nos escritos místicos sobre Mashiah e sua missão, ainda, eu
deve ser breve por falta de tempo e espaço.
Há uma lição prática a ser aprendida de conhecer a verdadeira identidade do
Mashiah. Entendendo que ele é a alma fonte de toda a Israel, cada um de nós
deve perceber que temos uma centelha de Mashiah dentro de nós. O Baal Shem Tov
escreve: "Cada um de Israel precisa corrigir e preparar essa parte da estatura
Mashiah o que está relacionado com a sua alma. Como é conhecido [as três letras que soletrar
o nome] Adam (A'D'M) representam Adam, David, Mashiah.
A estatura original de Adão [antes da queda] foi a partir de uma extremidade do mundo
o outro (Hagigah 12a). As almas de todos Israel foram incluídos [e unida] dentro
Adam. Após o pecado, sua estatura era menor. Assim, se torne no Mashiah
"Estatura completa" de todas as almas de Israel. . como Adão era antes da queda.
Portanto, cada um de Israel precisa preparar essa parte da estatura da
Mashiah que está relacionado com a sua alma, até que toda a imagem é retificada e
completar. "(S.B.S.T. Nitzavim 8).
Quando nos perguntam quando vai Mashiah vem eo que podemos fazer para encurtar seu caminho,
devemos primeiro olhar para dentro antes de olhar para fora. Ao ler Rambam, podemos
tirar a conclusão de que para trazer Mashiah, precisamos travar uma guerra. Embora isto seja verdade,
devemos lembrar que a primeira guerra que precisamos travar e vencer é a guerra contra o
os defeitos dentro de nossas almas. Devemos trazer Mashiah para nós mesmos
psicologicamente antes de podermos esperar para trazê-lo politicamente.
A vinda do Mashiah não é um mero evento político. Quando Mashiah vem, ele vai
mudar o curso dos acontecimentos humanos e evolução sempre. A encarnação de
arcanjos entre nós não é pouca coisa. Mashiah não é um mero homem, nem mera
anjo. Embora ele vai nascer um ser humano normal de carne e sangue Copyright © 2001 por Ariel Bar Tzadok. Todos os direitos reservados.
5
pai e mãe, (como eram Enoch e Moshe Rabbeynu), a alma do Mashiah
irá incluir nele todos os nossos.
Ele será um verdadeiro "super-homem", como foram Enoque e Moshe Rabbeynu antes dele.
No entanto, cada um de nós tem uma centelha desta "super-homem / mulher" dentro de nós. Quando
observar Torah e mitzvot, estamos fortalecendo o aspecto de Mashiah dentro
nós mesmos e dentro de Israel coletiva. Mashiah é a "alma pai" de Israel. Como
como ele pode e vai transformar o mundo usando o poder que ele tem recebido de
nós.
Neste momento, devemos renovar nossos esforços para fortalecer a nós mesmos, para refinar nossa
almas para o bem de Israel coletiva. Devemos nos preparar para
Mashiah. Só então Mashiah estar pronto para nós.
Shabat Shalom.

shilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.